Conheça o processo de Concreto Projetado
O sistema de concreto projetado ou “jateado” é um processo de aplicação de concreto utilizado sem a necessidade de formas, bastando apenas uma superfície para o seu lançamento. O emprego de formas é opcional, sendo utilizado em sua maioria quando as característica da concretagem tornam sua utilização difícil e em alguns casos impossível. Esse tipo de concreto é muito utilizado em concretagens de túneis, paredes de contenção, piscinas e em recuperação e reforço estrutural de lajes, vigas, pilares e paredes de concreto armado.
O sistema de aplicação do concreto ou argamassa consiste num processo contínuo de projeção sob pressão por meio de um mangote. Este mangote conduz o concreto até o bico projetor, lançando-o com grande velocidade sobre a superfície. A compactação da base se dá pelo próprio impacto do material, dispensando o uso de vibradores e resultando num concreto resistente e de alta compacidade.
A projeção do concreto pode ser feita de duas maneiras por via seca ou por via úmida. No nosso processo utilizamos por via úmida o concreto. O concreto é adquirido já pronto, sendo dosado de acordo com o projeto em usinas automatizadas (centrais de concreto ou concreteiras). A vantagem desse processo é que se pode avaliar a quantidade de água na mistura garantindo que esta hidratou adequadamente cimento, além disso, esse processo reduz a quantidade de pó durante a aplicação e as perdas de material, já que sua fixação na superfície é mais eficiente.
- Rapidez de lançamento;
- Mão-de-obra reduzida;
- Controle de consistência da mistura.
- Recuperação e Reforço Estrutural;
- Revestimento de túneis;
- Contenção de encostas;
- Estabilização de Taludes;
- Canais;
- Galerias;
- Projeção de Refratários;
- Cúpulas de Concreto;
- Paredes e Suportes de Minas.
UMA VISITA